MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
O Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica da SEE MG está com dois editais abertos:
Processo de Seleção de 12 Professores Efetivos da Rede Estadual de Ensino para atuar como curadores do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica. As inscrições podem ser realizados no período de 02/02/2023 a 12/02/2023, por meio do link: https://forms.gle/q2vMkNuAkWbYFYZb6
Serão selecionados, seguindo os critérios estabelecidos no Edital, 400 projetos em todas as áreas de conhecimento, sendo 200 para cada um dos eixos de pesquisa: os Territórios de Iniciação Científica (TIC) e os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (NUPEAAs). As inscrições estarão abertas no período de 27/2 a 13/03/2023 e poderão ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/swmV5CvkaFJwNHrQ6
A Superintendência Regional de Ensino, orgulhosamente, homenageia as escolas vencedoras na 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação. Parabéns a todos pela importante conquista, cuja premiação
O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar aos jovens cursos técnicos gratuitos, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Em Caratinga, a Escola Professor Jairo Grossi foi a instituição selecionada para ministrar os cursos.
Se você já concluiu o Ensino Médio ou ainda é aluno da rede pública ou privada, confira, no catálogo de cursos, se sua cidade faz parte do programa.
O Catálogo de Cursos está disponível para consulta.
Faça sua inscrição, de 20 a 30 de agosto de 2021, no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br
Os alunos selecionados receberão vale-transporte e alimentação.
Previsão de início das aulas em outubro de 2021.
Acesse mais informações sobre a inscrição.
Para confirmar a matrícula na unidade de ensino que possua a vaga, é importante que os pais e/ou responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, fiquem atentos à documentação necessária, que deverá ser encaminhada para o e-mail institucional da escola:
I - Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno;
II - CPF do aluno, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
III - Comprovante de residência, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
IV - Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para os alunos que já possuem percurso escolar pregresso.
V- Documento de Identidade e CPF de um dos pais/responsáveis para matrícula de aluno menor de idade.
Documento médico, caso o aluno seja declarado público da Educação Especial (deficiência de natureza física, mental e intelectual ou sensorial, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação).
Documento comprobatório de percurso na Educação Infantil para candidatos/alunos que ingressarão no 1o ano do Ensino Fundamental, amparados pela Resolução CNE/CEB n. 2/2018, publicada em 10 de outubro de 2018.
Para confirmar a matrícula na unidade de ensino para a qual o aluno cadastrado no SUCEM foi encaminhado, é importante que os pais e/ou responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, fiquem atentos à documentação necessária, que deverá ser encaminhada por e-mail para a escola:
I - Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno;
II - CPF do aluno, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
III - Comprovante de residência, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
IV - Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF de um dos pais/responsáveis.
Documento médico, caso o aluno seja declarado público da Educação Especial (deficiência de natureza física, mental e intelectual ou sensorial, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação).
Documento comprobatório de percurso na Educação Infantil para candidatos/alunos que ingressarão no 1o ano do Ensino Fundamental, amparados pela Resolução CNE/CEB n. 2/2018, publicada em 10 de outubro de 2018.
O Cadastro Escolar para 2021 na Rede Pública de Ensino de Minas Gerais foi prorrogado para o dia 16/12/2020 (quarta-feira).
Para fazer o cadastro é necessário acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) no endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
A EE DOM CAVATI, do município de Ubaporanga, foi indicada pelo Comitê de Avaliação do Prêmio Gestão Escolar/2020 como ESCOLA REFERÊNCIA LOCAL.
Utilizando uma metodologia pautada na praticidade, dando atenção ao que realmente é importante, elaborou e implementou o projeto “Gestão na ponta dos Dedos”.
Aconteceu na semana do dia 24/06 a 29/06/2019, em Governador Valadares, a Etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), com a participação de 11 escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga.
Entre os 5 mil alunos de 226 escolas públicas de Minas Gerais inscritos, 2 mil passaram adiante no Campeonato Estadual de Matemática.
A Diretoria Educacional da SRE Caratinga realizou encontro com as equipes pedagógicas dos Órgãos Municipais de Educação (OME), no dia 09/05/2019, no Núcleo de Documentação e Estudos Históricos (NUDOC) e teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento das ações pedagógicas realizadas pelos OME e o alinhamento destas ações com a atual Politica Educacional do Estado de Minas Gerais.
Durante o plantão pedagógico realizado na tarde do dia 14 de março, as analistas da SRE Caratinga,Arlene e Elizângela, realizaram entrega da Coletânea “100 dias, 100 ideias”. Estavam presentes as analistas que atuam na DIRE/DIVEP, a Assessora Pedagógica Simone Camila Corrêa de Paula e a Diretora da SRE Landislene Gomes Ferreira.
No dias 11 a 13 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu, em Belo Horizonte, o Encontro Nacional do Censo Escolar 2018, com o objetivo de reunir entidades parceiras para discutir o levantamento estatístico do Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasileira. A SRE de Caratinga marcou presença no evento, sendo representada pela analista Elaine Moraes. No evento foram apresentadas as novidades e os aprimoramentos previstos para o Censo Escolar 2019
Diretora: Simone Camila Corrêa de Paula
Dentro da estrutura organizacional da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, a Diretoria Educacional (DIRE) é responsável pelas orientações pedagógicas às escolas, pelos projetos e ações desenvolvidas que favoreçam a aprendizagem dos alunos.
Conforme art. 72 do Decreto nº 45849 de 27 de dezembro de 2011, a DIRE tem por finalidade coordenar, no âmbito regional, o desenvolvimento das ações pedagógicas e de atendimento escolar, com a orientação, supervisão técnica e acompanhamento das Subsecretarias de Desenvolvimento da Educação Básica e de Informações e Tecnologias Educacionais.
Dentre as suas atribuições, destacam-se: orientação às escolas na elaboração de seu projeto pedagógico; orientação, acompanhamento e avaliação, quanto ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, incentivando e divulgando estratégias pedagógicas inovadoras; promoção, junto às escolas, do uso de recursos tecnológicos e materiais pedagógicos facilitadores da aprendizagem.
Projetos em desenvolvimento nas escolas monitorados pela DIRE: Avaliações Sistêmicas, Educação Integral, Itinerários Avaliativos, Programa de Convivência Democrática, Sistema de Monitoramento da Aprendizagem, Acompanhamento Pedagógico Diferenciado e Reforço Escolar, Educação Especial (AEE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolas do Campo e outros.
Temos 163 visitantes e Nenhum membro online