O retângulo branco simboliza o fundamental papel da educação na construção de um mundo mais pacífico.

círculo representa a aliança entre os segmentos da sociedade, a união entre as equipes e as pessoas.

As setas simbolizam o ciclo da educação, que é contínuo, sempre se renovando. A consciência de que os investimentos feitos pela sociedade trarão resultados para ela mesma.

Acima da sigla “SRE”, posicionamento no centro do circuito, um triângulo vermelho que representa o Estado de Minas Gerais – sobreposto em contorno de um livro aberto que, ao mesmo tempo, representa um pássaro em pleno vôo sobre o belo cenário natural da região de Caratinga e traduz o que de mais supremo deve a educação visar: a plena expansão da personalidade humana e o reforço aos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.

Constituindo um dos principais cartões de visita de Caratinga, pedra Itaúna representa a grandiosidade e a beleza natural do município que abriga a sede da jurisdição da SRE, órgão regional da educação ligado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Representando o coração do município, a Palmeira Imperial, imponente espécie vegetal que ladeia o jardim central de Caratinga, onde situa-se a majestosa Catedral de São João Batista.

Ficaram definidas como cores da SRE de Caratinga, as cores primárias da luz: o vermelho, o verde e o azul. Cada uma com significado todo especial.

vermelho traz a energia da vitória, o vigor, enaltecendo a luta do povo, a saga da liberdade que é o cerne de todas as batalhas, as potência da vida e a magia do calor humano.

verde representa o equilíbrio da vida que sempre se renova; reporta-nos também às paisagens naturais, e à visualização dos novos horizontes. Representa, ainda, a esperança dos povos que acreditam em dias melhores.

azul representa o entusiasmo e a serenidade do ser humano na conquista de novos espaços e concretização de seus projetos. Simboliza, também, a magnitude e a complexidade do processo educacional que capacita a humanidade para o progresso social e científico, favorecendo a instauração de melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.

E, finalmente, o branco, resultante da sobreposição de todas as cores, traduz o desejo de justiça e paz no mundo; harmonia esta, que só pode ser alcançada mediante o consciente esforço de cada educador, no sentido de buscar, em seus discentes, o efetivo desenvolvimento da compreensão, da tolerância e do verdadeiro espírito de fraternidade.

Geraldo Lomeu Ferreira - Arte do Símbolo