A Diretoria Educacional da SRE Caratinga realizou encontro com as equipes pedagógicas dos Órgãos Municipais de Educação (OME), no dia 09/05/2019, no Núcleo de Documentação e Estudos Históricos (NUDOC) e teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento das ações pedagógicas realizadas pelos OME e o alinhamento destas ações com a atual Politica Educacional do Estado de Minas Gerais.

Entre outros assuntos, a Equipe Pedagógica da SRE DIVEP/Ensino Fundamental, abordou a importância da utilização do Banco de Itens na realização das avaliações diagnósticas e intermediárias, a organização do Programa Mais Alfabetização, estratégias metodológicas para atendimento aos estudantes do Atendimento Pedagógico Diferenciado (APD), o Conselho de Classe como instrumento para garantia e melhoria da aprendizagem.
Participaram do encontro 21 municípios, representados por suas equipes pedagógicas que retornaram aos seus respectivos OME/SME com o incumbência de reunir com os servidores das escolas municipais e transmitir as reflexões e orientações recebidas.
Todo o trabalho realizado neste dia foi norteado pelos 05 pontos focais indicados pela Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais Júlia Sant'Anna:
1. Combate à infrequência e à evasão escolar;
2. Garantia da participação de todas as escolas e todos os alunos nas avaliações internas e externas;
3. Redução do percentual de alunos nos níveis baixo e intermediário de desempenho nas avaliações;
4. Aumento da proficiência média de todas as escolas nas avaliações;
5. Mapeamento bimestral das habilidades do Currículo Referência que não estão sendo aprendidas pelos alunos, em todas as escolas. Isto como indicador de necessidades de formação continuada a ser ofertada aos professores da Educação Básica
Com este encontro estreitamos um pouco mais a parceria SRE X Secretarias Municipais de Educação visando assim à garantia de aprendizagem de nossos estudantes.