Aconteceu, nesta quarta-feira, dia 05/12/18, no auditório da UNEC, em Caratinga, o lançamento do primeiro volume da série literária “Construindo Cidadania”, escrito por alunos do 3º ano da rede pública de ensino. A obra é um dos resultados do Projeto Cidadão Consciente, coordenado e dirigido pelo Exmo. Juiz da 72ª Zona Eleitoral e diretor do Foro Eleitoral, Dr. Consuelo Silveira Neto e pelo Chefe do Cartório Eleitoral, Sr. Arilson Oliveira de Carvalho, sendo organizada pelo professor Dr. Eugênio Maria Gomes.

Este projeto, do qual participaram alunos de 18 escolas estaduais, é fruto da necessidade de debater com os jovens – eleitores do futuro – a importância de sua participação política na sociedade.

A Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, parceira e apoiadora do evento, na pessoa de sua diretora Landislene Gomes Ferreira, disponibilizou o analista Juares Dutra para acompanhar todo o processo deste projeto de grande relevância para a formação dos nossos discentes.

O livro "Construindo Cidadania", volume 1, conta com 54 textos produzidos pelos alunos, sendo 3 por cada uma das 18 escolas participantes da Comarca de Caratinga, a saber:

1. EE Dep. Agenor Ludgero Alves – Caratinga
  2. EE Dom Cavati – Ubaporanga
  3. EE Dr. José Augusto – Entre Folhas
  4. EE Engenheiro Caldas – Caratinga
  5. EE Frei Carlos – Piedade de Caratinga
  6. EE Isabel Vieira – Caratinga
  7. EE José Augusto Ferreira – Caratinga
  8. EE Josefina Vieira – Santa Rita de Minas
  9. EE Manoel Joaquim Teodoro – Imbé de Minas
  10. EE Moacyr de Mattos – Caratinga
  11. EE Monsenhor Rocha – Santa Bárbara do Leste
  12. EE Padre Dionísio Homem de Faria – Bom Jesus do Galho
  13. EE Pres. Tancredo de Almeida Neves – Córrego Novo
  14. EE Princesa Isabel – Caratinga
  15. EE Professor Joaquim Nunes – Caratinga
  16. EE Professora Dinalva Maria de Souza – Pingo D´Água
  17. EE Professora Maria Fontes – Caratinga
  18. EE Rev. Boanerges de Almeida Leitão – Vargem Alegre

Os três melhores textos, selecionados pela equipe organizadora foram:

1º lugar – Voto e Cidadania: pilares de uma sociedade consciente, de autoria de Phâmella Paula da Silva, aluna da EE Monsenhor Rocha, de Santa Bárbara do Leste.

2º lugar – Construindo para uma cidadania efetiva, de autoria de Warlen Ferreira Fernandes, aluno da EE Moacyr de Mattos, de Caratinga

3º lugar – Cidadania, responsabilidade de todos, de autoria de Juliana Aparecida de Paula Silva, aluna a EE Padre Dionísio Homem de Faria, de Bom Jesus do Galho

Parabéns aos idealizadores do Projeto, à organização, aos nossos queridos alunos e às nossas escolas, que brilharam mais uma vez.