O ProInfo, inicialmente denominado de Programa Nacional de Informática na Educação, foi criado pelo Ministério da Educação, através da portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da Telemática como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. As ações do Programa são desenvolvidas pela Secretaria de Educação a Distância - SEED, deste Ministério, por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica - DITEC, em articulação com as Secretarias de Educação do Distrito Federal, dos Estados e de alguns Municípios.
O funcionamento do ProInfo se dá de forma descentralizada, existindo em cada unidade da Federação uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE, dotados de infra-estrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software.
A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do decreto n° 6.300 o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
Em Minas Gerais, foram criados inicialmente dez NTEs, e posteriormente mais dez. Atualmente existe um NTE em cada Superintendência Regional de Ensino, totalizando quarenta e sete.
Na SRE de Caratinga, o NTE iniciou as suas atividades em agosto de 1999, recebendo o nome de NTE MG 18, funcionava em salas alugadas, na Rua José de Paula Maciel – centro, onde atuavam cinco multiplicadores, professores efetivos de escola estaduais. Neste local, o NTE contava com três salas com computadores, sendo duas destinadas às capacitações e uma para o trabalho diário dos multiplicadores, além de contar também com uma sala de reuniões. Os multiplicadores do NTE foram selecionados através de processo seletivo aplicado pela SRE de Caratinga, em 1998, e, posteriormente participaram da Especialização em Ensino de Ciências – Informática Educativa, na Universidade Federal de Minas Gerais, concluindo-a em 1999. Esses multiplicadores eram responsáveis pelas capacitações de professores e manutenção dos equipamentos de informática das escolas estaduais de três SREs: Caratinga, Carangola e Manhuaçu.
Posteriormente, em 2002, na gestão da diretora da SRE, Alvany da Silva Marques Martins, o NTE foi transferido para a sede da Superintendência Regional de Ensino, situada na Av. Catarina Cimini, 100 – Centro, em Caratinga, onde funciona até hoje. Neste local, o NTE conta com duas salas, sendo uma destinada às capacitações, e uma para o trabalho diário dos técnicos pedagógico e de suporte.
Atualmente, o NTE conta com quatro técnicos, sendo três de suporte e um pedagógico, que prestam atendimento à SRE e a 95 escolas estaduais.