A EE “Antônio Marques”, em Bugre MG, concretiza excelentes projetos e ações com base no PPP (Projeto Político Pedagógico), Regimento e Plano de Convivência Democrática.

No dia 30 de abril, no horário matutino, os alunos foram reunidos para o desenvolvimento do Projeto Superação da Violência, que teve início com um café solidário, proporcionado com a cooperação de alunos e funcionários; em seguida a diretora fez uma acolhida apresentando a importância do projeto para que a instituição tenha sua beleza preservada e seja um lugar agradável onde todos desejam estar.

Os alunos do Ensino Fundamental fizeram uma dramatização da música “Sonho de Paz” e declamação do poema “Eu quero”, de Patativa de Assaré.

Os alunos da Ensino Médio apresentaram um júri simulado com debate oral regrado, no qual duas equipes (verde e amarela) fizeram brilhante exposição do tema proposto. Utilizando-se de dados atuais e precisos, os alunos conseguiram envolver toda a escola na discussão de uma forma dinâmica, que despertou a consciência de professores e alunos, sensibilizando-os a respeito do tema,superação da violência. Esse trabalho possibilitou aos alunos um grande desenvolvimento de sua linguagem oral, escrita e capacidade de argumentação crítica.