O Projeto "Juntos Somos Mais Fortes" foi um evento realizado por meio de videoconferência pelo Google Meet, sendo destinado a todos os alunos e comunidade escolar da Escola Estadual "Pimenta da Veiga". O projeto visou maior interação e conscientização sobre o setembro amarelo, mês destinado a prevenção ao suicídio, com ênfase na valorização da vida e na necessidade de uma ajuda mútua para vencer os desafios que a vida nos propõe, principalmente em tempos de isolamento social.

O evento teve como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a comunidade escolar a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema: levantar discussões acerca do tabu que é colocado ao conversar sobre o suicídio nas escolas.

- "A vida é um dom de Deus", foi a fala do pai de um dos alunos da escola durante a participação no evento.

A videoconferência contou com a participação de funcionários da escola, alunos e familiares e, também, com a fala excelente da psicóloga Maria de Lourdes Sousa, levando a todos a uma reflexão muito forte sobre a necessidade de primeiro nos conhecer para depois conhecermos os uns aos outros.

Houve uma excelente participação da comunidade escolar mesmo com a dificuldade de acesso de alguns alunos e responsáveis. O objetivo primordial foi alcançado, possibilitando ricas ponderações dos participantes ao longo do evento.

Fonte: Arquivo da Escola