A Escola Estadual Maria Teixeira da Fonseca, localizada em Tarumirim, no Leste de Minas, desenvolveu nos meses de agosto e setembro de 2019, o projeto “Prevenção ao suicídio e Valorização da Vida”, com o objetivo de proteger a vida de seus alunos e os engajarem em prol do próximo.

Genilda Moreira, professora habilitada em História e Sociologia, é a idealizadora do projeto, que contou com a participação da comunidade escolar e alunos do Ensino Médio. Durante a execução do projeto, foram realizadas várias ações como: apresentações teatrais, músicas, textos, exibição de vídeos, diálogos, palestras, visitas ao asilo, pesquisas e gráficos sobre saúde mental de jovens e adultos. Todas as atividades foram reforçadas com o slogan: “seja um guarda-chuva na vida de alguém”. No decorrer das ações o tema foi amplamente debatido, além de orientações para buscar ajuda, sempre dando foco na preservação e valorização da vida.

A culminância do projeto demonstrou os resultados esperados. Os jovens e adolescentes, apesar de enfrentarem tantos problemas sociais, se posicionaram, dialogaram, apresentaram suas experiências, casos de superação e alguns casos concretos de agressão à vida foram colocados de maneira espontânea. Foi um momento para os envolvidos terem a oportunidade de refletir sobre os quatro verbos pilares do projeto: acolher, proteger, promover e integrar. Sendo assim, o valor que a vida humana possui foi destaque ao longo de todo trabalho desenvolvido.

Fonte: Arquivo da Escola

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Caratinga 

Avenida Moacir de Mattos, 141 - Centro

Caratinga / MG

CEP: 35300-047

Temos 71 visitantes e Nenhum membro online