Durante os dias 19 a 24 de novembro de 2018, a EE Menino Jesus de Praga trabalhou temas sobre diferenças e inclusão, na Semana Educação para a Vida, quando foi dada ênfase aos eixos que são trabalhados e discutidos durante todo o ano letivo; Diversidade, Direitos Humanos e Inclusão. 

Os temas foram abordados pelas professoras regentes de forma criativa em salas de aula com atividades diversificadas: teatro, contação de histórias, estudo de textos, trabalhos de arte e outros. As professoras de Ensino no Uso da Biblioteca também abordaram o tema em suas aulas trabalhando música, roda de conversa, vídeos e produções de textos. Alunos do AEE tiveram momentos de apresentações, cada um demonstrou suas habilidades para os demais alunos da escola.

A Semana Educação para a vida contou com trabalho de Professores de Apoio, atendendo crianças com Autismo Leve, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual ou cognitiva.

A Educação Especial tem como objetivo o preparo do educando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, ou seja, o mesmo objetivo da Educação Geral. Entretanto a diferença entre a Educação Especial e a tradicional, por assim dizer, está no tipo de material didático, currículo de trabalho, pessoal envolvido, na individualização do atendimento, utilização de recursos e serviços educacionais especiais.

Autismo: (autismo leve) apresentam comportamentos agressivos diante de situação de frustação, irritabilidade, falta de atenção, ansiedade principalmente diante de apresentações orais. O trabalho desenvolvido com nossos alunos autistas é feito em sala de aula:

  • Autonomia (recortes, pintura de desenhos, cuidado com os materiais);
  • Autoestima;
  • A aceitação do não (frustação);
  • Auxílio nos registros escritos.

Já a criança com Síndrome de Down tem o ritmo de aprendizagem mais lento, cujas etapas precisam ser respeitadas. Inteligência, memória, capacidade de aprender podem ser desenvolvidas estimulando-os por meio de atividades lúdicas, visando prepará-los para a aprendizagem de habilidades mais complexas:

  • Jogos Pedagógicos;
  • Massa de modelar;
  • Musicalização;
  • Pescaria;
  • Alinhavo;
  • Informática;
  • Jogo Lince;
  • Livros com gravuras;
  • Recortes;
  • Amassar papel;
  • Método fônico e articulatório.

A Deficiência Intelectual ou cognitiva: apresenta dificuldade de interpretar conteúdos abstratos (como metáforas, noção de tempo e os valores monetários), resolver problemas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas (ações de autocuidado), capacidade de argumentação, precisando ser estimulados para facilitar o processo de inclusão e fazer com que o aluno adquira independência em suas relações com o mundo:

  • Habilidade de comunicação oral;
  • Coordenação motora ampla e fina (movimento de pinça);
  • O uso de itens como tesoura, massinha para estimular a coordenação viso-motora; e aprimorar as habilidades de compreensão;
  • Utilização de materiais concretos para o desenvolvimento de aspectos de percepção, elaboração, espaço, formas e medidas, reprodução de imagens;
  • Uso de placa de vidro e atividades em sulfite debaixo e pincel de lousa branca para que ela risque, brinque e apague, promovendo a psicomotricidade;
  • Quebra-cabeças para possibilitar percepções de posições no espaço;
  • Utilização de jogos que possam incentivar a leitura, a associação de palavras e dos objetos.

 

 

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