A anual Feira de Ciências é conhecida como uma atividade pedagógica e cultural com elevado potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar. Tanto para alunos e professores, quanto para a comunidade em geral, a atividade vem constituindo uma oportunidade de aprendizagem e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento científico e já virou tradição na rede escolar de todo o país.

O objetivo último dela é que, com essa iniciativa, professores e alunos possam se aproximar mais das atividades científicas no ambiente escolar, contribuindo decisivamente no desenvolvendo da autonomia intelectual e despertando a criatividade e a capacidade de construir novos conhecimentos.

Em Córrego Novo, a Feira de Ciências aconteceu neste último sábado (24/11/19) assim como em boa parte das escolas da SRE de Caratinga. No entanto, a mostra de ciências, com o tema “Experimentos e Tecnologia” apresentada pelos alunos da EE Presidente Tancredo de Almeida chamou à atenção do público. Além das tradicionais áreas do saber já exploradas anualmente, novidades foram apresentadas para enriquecer ainda mais o evento, a saber: Os alunos deixaram aflorar seus conhecimentos na feira, fizeram diversas experiências, construíram uma máquina de pegar bichinhos de pelúcia com funcionamento simples, um microscópio usando webcam e peças de computador, escavadeiras e mão biônica usando papelão e seringas, demonstração de transporte de seivas nas plantas, coletor aquecedor solar, entre outros.

“A construção de um experimento científico envolve a pesquisa, o diálogo entre o professor e a turma e entre os alunos. Em busca de soluções, os estudantes desenvolvem a criatividade e, muitas vezes, descobrem quais são seus talentos. Por esses e outros benefícios, a Feira de Ciências é uma ótima ferramenta de aprendizado”, afirma a Vice-Diretora Nelízia Rodrigues de Oliveira. Segundo a Diretora, Deborah de Fátima, a feira também é entendida como uma oportunidade de trazer as famílias para o ambiente escolar, como forma de fortalecer a parceria e compartilhar a satisfação em relação ao desempenho dos alunos. Todo resultado só é positivo se houver envolvimento de ambas as partes. A direção agradece o empenho das professoras de Ciências Nelizia R. Oliveira e Renata M. Pereira pela dedicação ao projeto, o empenho dos demais servidores, a presença e elogios da analista da SRE Caratinga, Rosimar D`Oliveira, e a brilhante participação dos alunos e familiares no evento.