A realização de oficinas de foguetes e seu papel na construção do protagonismo em alunos do ensino médio de Escola Estadual em Minas Gerais.

Fani Patrocínio

Nesse mês de maio os alunos de escolas estaduais tiveram a oportunidade de vivenciar o protagonismo na prática.

A aluna do 2º ano do ensino médio, Thalita Karen de Oliveira Patrocínio, 16 anos, da E. E. PROF.ª ILMA DE LANA E. CALDEIRA e a ex-aluna da escola, Danielle Letícia Damasceno Rocha, medalhistas de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes OBA/MOBFOG realizada no ano de 2022 em Barra do Piraí, se disponibilizaram a divulgar toda a experiência vivida no ano passado, e como para as alunas o conhecimento só tem valor se for compartilhado, ao abrir as inscrições da OBA/MOBFOG desse ano, elas se dispuseram a levar essa experiência a outras escolas.

E nesse mês de maio elas e acompanhadas pela professora doutoranda Fani Patrocínio e a professora de Química Lilian Ribeiro,  receberam o convite da direção  de duas escolas e realizaram oficinas de foguetes para os alunos do ensino médio de dois municípios vizinhos, sendo a primeira realizada, no dia 03/05/2023, na E. E. JOÃO DE ALMEIDA PIMENTEL, no distrito do Alegre, Zona Rural de Inhapim, onde os alunos tiveram várias orientações sobre a prova da OBA e a oficina de foguetes, tirando todas as dúvidas e presenciando o lançamento de foguetes. A segunda oficina aconteceu em 09/05/2023 no município de São Domingos das Dores, na E. E. ALAIDE DORNELAS NEPOBUCENO, onde as   atividades tiveram duração de mais de 4 horas, com a explicação sobre a prova e todo o processo da construção do foguete e da base de lançamento, finalizando a oficina no campo municipal com vários lançamentos testes dos foguetes confeccionados pelos alunos. Ambas as oficinas foram realizadas com alunos do ensino médio e as escolas já inscreveram os mesmos na prova e no lançamento de foguetes da OBA/MOBFOG 2023.

“Ao realizar esses trabalhos pudemos perceber o protagonismo sendo vivenciado na prática, onde a participação em uma olímpiada nacional, influenciou positivamente a vida dos alunos, levando-os a possibilidades de compartilharem o conhecimento, experimentando outras realidades e contribuindo para que também outros estudantes se sentissem motivados a participar de eventos nacionais adquirindo novos conhecimentos e tendo a oportunidade de serem premiados como o caso dos nossos alunos em 2022”. (Profa. Fani Patrocínio)

E esperamos que essa iniciativa das oficinas realizadas pelos alunos, possam servir de motivação para que outras escolas também oportunizem essa vivência aos seus jovens estudantes.